Nilson & Nilson Colombia
AgroFamiliar
Nilson & Nilson Colombia
Capão Bonito
P+Alimentos Mun.
Ibiuna Parcerias
Colina
Circuito Nordeste
Papo Reto
Circuito Nordeste II
Projeto de Lei / Colina
P+Alimentos
Spot
Agricultores Mandioca
Projeto Colina
Prato Cheio Pandemia
Prato Cheio Pandemia
Galpaão de apoio
Spot Plataforma Com.
CNAFAM Constituição
Inicio da 1ª Safra
Hidroponia Eng,Coelho
Spot II
Aquicultura
Fechamento da 1ªSafra
Eu Apoio
Agricultura Familiar
Reflorestamento
1° Simpósio Frutíferas Pitaya de Colômbia SP (P.A.L.G.H.)
I Simpósio Frutíferas Pitaya de Colômbia SP discute desafios da produção e sustentabilidade e desenvolvimento econômico.
Palestrantes: Mateus Astun Cirino (ESALQ- USP), Professor Antonio Baldo Graldo Martins - Toninho (UNESP), Dr. Oscar Gardiano (Ecofam), Nilson Freitas e Nilson Fernandes - ( Plataforma Cnafam), Abraão Ramalho - (Tecnico Agricola), Katia Graceli (Produtora de Pitayas), Mirian Cristina Marreti (IFSP) Adriana - (SEBRAE) Com 35 produtores no grupo de afinidades no projeto no plantio de pitayas a proposta é o plantio de 32 mil mourões com 4 mudas em cada mourão. Colômbia recebeu 90 produtores de pitaya durante os dias 18 e 19 de agosto, com foco no crescimento do mercado, os produtores receberam muitas informações desde cultivo, manejo, enxertia, polinização, comercialização, processamento, foi apresentado a demanda para o legislativo para o projeto de lei "Dia da Agricultura Familiar", e a criação da Cooperativa de Negócios para os pequenos produtores (agricultura Familiar). É nesse cenário que aconteceu o primeiro simpósio da pitaya – atualização que integra os agentes da cadeia produtiva da pitaya. O simpósio realizado no período de 18 e 19 de agosto, na câmara municipal de Colômbia e no cci de Colômbia SP organizado por Nílson Fernandes e Silmara Reis e realizado pelo Desenvolvimento Social CRAS (Prefeitura).
"Produção e Sustentabilidade” é o tema central da 1ª edição de 2018 do simpósio, cujo objetivo é promover a inovação tecnológica e o intercâmbio técnico-científico entre pesquisadores, empresários, produtores e outros segmentos que integram a cadeia produtiva da Pitaya. O simpósio apresentou temas atuais e importantes para a cultura, por meio de palestras, painéis de discussão e mesas redondas, criando ambiente propício para levantar as demandas do setor, que servirão de parâmetro para orientar novas pesquisas relativas à cultura da Pitaya. Vários estudos estão sendo desenvolvidos em diversas instituições de pesquisa e desenvolvimento do país, nas diferentes áreas do conhecimento, com o objetivo de gerar ou adaptar tecnologias para aumentar a produtividade e, sobretudo, aprimorar a qualidade e conservação dos frutos, reduzindo as perdas na etapa pós-colheita. O intercâmbio de conhecimento e tecnologia, torna-se muito relevante nesse cenário.
O setor tem alguns desafios, principalmente considerando a crescente exigência do mercado consumidor por frutas de alto padrão de qualidade, produzidas com segurança alimentar, baixo impacto ambiental e com justiça social. Ele observa que a profissionalização do setor e o investimento em pesquisa, fiscalização fitossanitária, manejo da cultura, manejo da água e tecnologias pós-colheita são fatores que estão sendo desenvolvidos por meio de parcerias entre o setor público e privado. Os resultados desses trabalhos destaca a Plataforma de negócios CNAFAM- ( Central de Negócios da Agricultura Familiar ) que também deve servir de inspiração para novas pesquisas no segmento.
Agradecimentos:
Prefeito Endrigo Lucas Gambarato Bertin
Presidente da Câmara Municipal de Colômbia Carlos Eduardo (Durok)
Vereadores Dá Pimenta Pimenta, Eloísa Prado, Geraldinho Reis Colômbia-Sp, Adelmo Nozaki Vereador Ademilson Servidone (Pepa) Jaboticabal SP Departamento de Promoção Social / CRAS ( Adriana dos Santos, Fátima, Regiane, Gilda, Luiz, Toninho, Mari ) Via Fácil Gormert (Marinho) Supermercado Popular (Adilson) Paulinho Velhote (P.A.L.G.H.)
Agradecimento Especial ao Sr. Sebastião Cirino (Denguinho), pela parceria na área para desenvolvimento do viveiro (Botânico) de Pitayas;
Idealizador: Nilson Fernandes
Realização: Prefeitura Departamento de Promoção Social
1º Simpósio de Peixes Ornamentais e Endêmicos de Colômbia.
Diversos assuntos foram abordados durante as palestras, tais como inovações tecnológicas nos sistemas de produção, boas práticas produtivas, critérios de seleção, melhoramento genético e qualidade de peixes ornamentais, regularização de pisciculturas em áreas de preservação permanente, entre outros.
Os minicursos também foram destaques no evento. Em “Critérios de peixes ornamentais para exposições”, abordaram os principais critérios e características na aparência do peixe que são consideradas na seleção com diferentes padrões de linhagens. O que deve ser levado em conta para seleção e formação de casais por análise de características fenotípicas.
Quem deseja obter mais informações sobre o negócio de peixes ornamentais deve fazer minicurso “O mercado de peixes ornamentais - perspectivas e tendências”. os números da atividade, os principais elos da cadeia no Brasil e no exterior, as mais importantes gama de espécies coletadas e criadas pelo mundo, além dos desafios do futuro da aquariofilia na pesca, na aquicultura e no varejo.
“... Só vamos prosperar com um projeto tão importante como o extrativismo se cada um assumir o compromisso. Além de serem muito bonitos, os peixes ornamentais também podem ser uma ótima oportunidade de negócio...”, conclui o Deputado Sebastião Santos.
“... peixes ornamentais é um empreendimento com baixa complexidade, mas para que a atividade possa ser bem sucedida é necessário trabalhar corretamente, por isso, fazer um planejamento, estudar o mercado e aprender como proceder na atividade é fundamental ...” comentou Marcos Pereira Coordenador da Secretaria da Pesca. Na rede produtiva os produtores tem um mercado em espação, o volume maior de lojas de peixes ornamentais está situado principalmente na região Sudeste. Este negócio oferece diversas vantagens aos comerciantes, sendo que uma das principais delas é o fato de ter boas vendas durante todo o ano, independente da estação, além de abranger um público consumidor amplo, englobando homens e mulheres de todas as idades.
Outro mercado importante para os peixes endêmicos e a exportação. Fernando Mendonça especialista no mercado de peixes ornamentais, apresentou um mercado que tem espaço para novos produtores e fornecedores de matéria prima (peixes). O Sebrae através do palestrante Guilherme apresentou a necessidade do plano de ação, plano de negocio. É necessário tomar cuidados em diferentes aspectos, visando aumentar as possibilidades de acertos e reduzir as de erros.
Regularização da atividade seguindo as normativas, Maria Inácia Macedo Freitas, bióloga , apresentou as leis e os caminhos para regulamentação “...é necessário seguir todos os parâmetros, compreender que a pratica sucedida de uma regulamentação, o projeto dentro dos aspectos legais, todos desenvolvem os trabalhos com consciência ambiental, assim é possível viver da atividade do extrativismo ...” conclui Maria Inácia
Os Vereadores Geraldinho e Dá Pimenta, declarou apoio ao projeto,”... Colômbia precisa exatamente da iniciativas como esta, o simpósio esta propondo uma nova atividade que vai gerar empregos e nos vereadores temos a obrigação de apoiar juntamente como nossos parceiros deputados ...” completa o vereador Geraldinho, “... estamos acompanhando e apoiando porque acreditamos no projeto, agora só depende de vocês que estão envolvidos no projeto ...” conclui o vereador Dá Pimenta
agradecimentos:
Prefeitura Municipal de Colombia Departamento de Promoção Social
Superintendência do Meio Ambiente Assentamento Luis Gustavo Henrique Sebrae Barretos Secretaria da Pesca do Estado de Sao Paulo Brindes: Vereador Geraldinho Reis Colômbia-Sp, Dá Pimenta Pimenta Organizadores: Silmara Reis Aleandro Lázaro
Idealizador: Nilson Fernandes NFS
"Depois do evento dando continuidade no projeto conseguimos para o grupo de afinidade de aquicultura uma area para abertura dos tanques, iniciamos em parceria com profissionais do Estado, para a construção do projeto de tanques, com orientação do coordenador do Senar e vereador de Barretos sr. Nestor (como fazer os tanques) seguimos todas as orientações, com a JFL Citrus conseguimos a abertura de um tanque, estamos aguardando documentação do INCRA, segundo os gestores documentação somente sera liberada de acordo com o andamento do processo da Fazenda. Status do projeto é aguardar para darmos andamento na documentação necessaria do projeto. Com o Marcos Pereira conseguimos os alevinos e as rações por duas safras de peixes. Sem a documentação não podemos comercializar." NFS
Atualizado 2021, por falta de conhecimento da burocracia do projeto, o atual presidente da associação motivado pela coroa do rei, faz um video registrando a necessidade daquele espaço em uma fazenda de 1.984ha, mas é justamente no local do tanque que ele precisa para fazer outro projeto, a insatisfação e revanchismo fica evidente no delirio segundo o audio no video aponta que fez parceria com a prefeitura e despejou lixo no tanque cometendo um gravissimo crime ambiental, video disponivel em nosso canal ou link abaixo... e "assim caminha a humanidade".
https://www.facebook.com/nilsonbdo/videos/10204736493450249
https://youtu.be/i4iuVMnUkGg
Promover capacitação tecnica no processamento de alimentos nas comunidades rurais é fomentar o empreendedorismo e geração de emprego e renda. Estimulamos a formação de grupos de afinidades para potencializar os planos de trabalhos direcionados a força produtiva atraves do coletivo, prospectando futuros projetos de agroindustria para atender os grupos na produção de alimentos. A comunidade rural acumula mais de 500 familias de agricultores em 3 assentamentos, acomodados ao entrono da cidade de Colombia. O distanciamento de politicas publicas fragiliza qualquer tentativa promocional, aguarda a morosidade do poder publico é condenar mais um projeto de reforma agraria, no entanto antecipamos e organizamos metodologia com a realidade vivenciada pelas familias introduzindo a formação de GRUPOS DE AFINIDADES.
Um dos Grupos foi capacitados na produção de Compotas vegetais (PICLES) Grupo de agricultores lança novo produto artesanal "Picles do Campo". Dando continuidades aos trabalhos realizados com os grupos de afinidades de produção, no assentamento Luis Gustavo Henrique de Colômbia SP, atraves das parcerias ( PREFEITURA MUNICIPAL PROMOÇÃO SOCIAL, CRAS, SEBRAE, CATI, SENAR, SIRVARIG, GABrasil), o projeto multiplicadores, em parceria com a GABrasil-Márcia Muniz, o curso de Compotas ( Picles ) atendendo a demanda das famílias, o desenvolvimento da economia solidária com ações na geração de renda, retomamos as atividades com a realização de três módulos hoje, a 1° Turma a todo vapor iniciou os trabalhos, neste modelo piloto será três turmas de 10 alunos atendendo em especial as famílias do assentamento Luis Gustavo Henrique.
Na maioria dos projetos voltados para as comunidades rurais, contextualiza a dinamica defendida e projetada para a realidade de um olhar absoluto, academico e urbano. Projetos assim estão fadados ao fracasso. O panorama é historico. As tentativas continuam custando aos cofres publicos, altissimos investimentos, muitos grupos organizados atraves de suas entidades estão ganhando dinheiro, e as familias continuam despreparadas para os passos seguintes..., à seleção para acomodação nos projetos de assentamentos. Um dos caminhos é apoiar e incentivar as demandas apresentadas pelas comunidades. tudo que nasce no seio das comunidades tem maior empenhos dos atores envolvidos, menores custos com lto indice de exito.
A inclusão social economica dos pequenos agricultores deveria ser estrategica politica. Pelo quadro estatistico produtivo e sua importancia para erradicação da fome. A distancia das ações politicas atraves dos subsidios e incentivos é gritante, em comparativo com outras pastas os programas que distribuem os recursos é evidente, tambem expressa seletividade cultural. A segurança alimentar é formadora de geração, quer seja saudavel ou com consequencias a fragilidade genetica quem diz isso é a ciencia, quando destacamos agricultura familiar falamos de qualidade dos produtos alimentares.
É preciso destacar a grandeza na evolução da Agricultura Familiar no Brasil que tem exportados projetos para varios paises das americas, temos as ferramentas mais acertadas. Porém politicas publicas se não debatidas para reformulação e atualização devido a dinamica, crescimento de consumo ao mesmo tempo que evolui o exodo rural, o reflexo é imediato, temos a fome ressurgindo voraz com o distanciamento dos projetos e da classe politica. Importante o governo fomentar incentivos atraves de programas, pequenas ações não tem surtido efeito, pelo contrario. Segurança alimentar precisa avançar atendendo os pilares da agricultura familiar, atrelada a contrapartida do comprometimento entre os atores estado e sociedade.
Nilson Fernandes NFS
O maior projeto, realmente é a reconstrução de um pequeno habitat.
O desafio, pegar uma area degradada sem nenhum centavo no bolso e transform-la revitalizando flora e fauna. Voce não assina uma obra desta... apenas aprecia o desenvolvimento a harmonia e não espera nada em troca.
"...este é um dos projetos, que mais me realiza como ser humano..." (NFS)